Português
voltar

Sistemas Operativos

José Alves Marques | Paulo Ferreira | Carlos Ribeiro | Luís Veiga | Rodrigo Rodrigues
Sistemas Operativos
Disponibilidade Disponível
-10%
Promoção – Desconto imediato
€ 42,20 € 37,98
- +
Edição: 2012
ISBN: 978-972-722-756-3
Editora: FCA
Preço Fixo:
Não
Este livro não está abrangido pela Lei do Preço Fixo. Para mais informações consulte por favor as Perguntas Frequentes"
Páginas: 752
Formato: 17x24 cm
Idioma: Português

Descrição

Os Sistemas Operativos são uma das áreas constituintes dos computadores mais nucleares e com várias dezenas de anos de evolução, fundamentais na compreensão aprofundada dos atuais sistemas informáticos. O seu papel no desempenho global das aplicações, na segurança, no funcionamento em rede ou móvel é crucial e, em muitas vezes, o principal condicionante para o sucesso ou insucesso de um projeto informático.

Este livro detalha todos os subsistemas relevantes nos sistemas operativos e apresenta duas visões complementares e igualmente relevantes: as interfaces, que permitem aos programadores invocarem as funções do sistema operativo, e a estrutura interna de cada um dos subsistemas que compõem o sistema operativo.

Esta dupla visão, "como se usa e como é realizado", estende-se aos dois sistemas operativos de referência do mercado: o Unix (e variantes, em particular, o Linux e o MacOS) e o Windows, procurando ilustrar semelhanças e diferenças entre estes sistemas.

Nesta 2.ª edição foram revistos diversos aspetos, sendo de realçar: as vertentes relacionadas com a programação concorrente e os mecanismos mais sofisticados que os sistemas operativos comerciais disponibilizam para tirar partido das arquiteturas multi-core, a abordagem genérica da segurança e a extensão das entradas/saídas cada vez mais flexíveis e abrangentes.
Esta obra abrange, com um grau de detalhe elevado, todos os tópicos de um curso universitário de Sistemas Operativos.

Ao longo do livro são abordados, entre outros temas:
·Gestão de processos e tarefas;
·Sincronização entre processos ou tarefas;
·Algoritmos e mecanismos de gestão de memória;
·Armazenamento de informação persistente;
·Comunicação entre processos;
·Mecanismos e estruturas de gestão dos periféricos;
·Arquiteturas e mecanismos de segurança.

Público-Alvo

·Estudantes de nível universitário;
·Estudantes de nível profissional;
·Gestores de sistemas informáticos;
·Produtores de software;
·Programadores;
·Utilizadores em geral que pretendam compreender de que forma o sistema operativo, hardware e as aplicações interagem para efetuar uma gestão eficiente dos recursos de um sistema informático.

Pré-visualização

<div data-configid="4804698/32566773" style="width:525px; height:369px;" class="issuuembed"></div>
<script type="text/javascript" src="//e.issuu.com/embed.js" async="true"></script>


Autores

José Alves Marques
Professor Catedrático do Departamento de Engenharia de Informática do IST, de que é docente desde 1981. Foi um dos criadores da Licenciatura de Engenharia Informática e Computadores e fundador do Departamento de Engenharia Informática, de que foi o primeiro presidente. Leciona as cadeiras de Sistemas Operativos, Sistemas Distribuídos e Sistemas Empresariais Integrados.

Paulo Ferreira
Professor Associado com Agregação do Departamento de Engenharia de Informática do IST. É coordenador científico do Grupo de Sistemas Distribuídos no INESC ID e coordenador do mestrado em Engenharia de Redes de Comunicações no IST. Leciona, entre outras, as disciplinas de Sistemas Operativos, Plataformas para Aplicações Distribuídas na Internet e Computação Móvel. Foi Pró-Reitor da UTL entre 2007 e 2011.

Carlos Ribeiro
Professor Auxiliar do Departamento de Engenharia Informática do IST, onde leciona desde 1993 nas áreas de Arquitetura de Computadores e de Sistemas Operativos. É atualmente Pró-Reitor da UTL e responsável de cadeiras de mestrado e doutoramento na área de segurança informática.

Luís Veiga
Professor Auxiliar do Departamento de Engenharia Informática do IST, onde é docente desde 2001. Lecionou as cadeiras de Sistemas Operativos e Arquitetura de Computadores. É regente das cadeiras de Plataformas para Aplicações Distribuídas na Internet, Ambientes Virtuais de Execução e Técnicas Avançadas de Virtualização. É membro da Comissão Científica de Engenharia de Redes de Comunicações e do Erasmus Mundus European Master in Distributed Computing.

Rodrigo Rodrigues
Professor Associado da Universidade Nova de Lisboa. Entre 2008 e 2011 foi Investigador no Max Planck Institute for Software Systems, Alemanha, onde liderou o grupo de sistemas fiáveis. Entre 2005 e 2007 foi Professor Auxiliar no IST. Obteve o grau de Doctor of Philosophy em Informática no Massachusetts Institute of Technology em 2005.

Livros do mesmo autor

Os descontos, promoções e campanhas apresentados são válidos para o dia 18-08-2022, salvo indicação em contrário.
Para conhecer a modalidade de redução de preço praticada, clique no ícone de desconto.

Os preços apresentados incluem IVA às taxas aplicadas em Portugal, sendo as mesmas ajustadas no carrinho de compras em função do país de entrega.
FCA – Av. Praia da Vitória, 14 A – 1000-247 Lisboa - Portugal

Versão DesktopFCA, 2022