Descrição
O aumento crescente e exponencial da Internet, quer ao nível geográfico, quer no número de utilizadores e serviços disponibilizados, lançou vários desafios e potenciou o aparecimento de um vasto conjunto de ameaças no ciberespaço. Se, por um lado, a implementação de medidas reativas de segurança na Internet conduz tendencialmente à diminuição de ameaças, por outro lado, a prevenção e a formação contínua dos utilizadores podem revelar-se um forte aliado na implementação de medidas pró-ativas e que evitem a execução de tais ameaças.
Este livro, escrito numa linguagem muito clara e simples, procura contribuir para a melhoria do conhecimento dos utilizadores quanto ao funcionamento da Internet e às estratégias de prevenção que aí podem ser aplicadas, com vista à redução dos riscos que possam correr.
Destinado aos profissionais que pretendem adquirir conhecimentos introdutórios e competência na área da investigação da criminalidade informática e análise digital forense, aos estudantes de Informática, de Direito e outras áreas relacionadas, e também ao público em geral, este livro apresenta-se como uma preciosa fonte de informção sobre os variados temas de interesse no âmbito da segurança na Internet.
Temas:
· Funcionamento da Internet e dos seus principais serviços
· Redes sociais e aspetos relacionados com a segurança dos utilizadores
· Sistema judiciário português e Lei n.º 109/2009
· Formalização da queixa e fases do processo penal
· Gíria do cibercrime
· Noção de prova digital e metodologia de análise digital forense
· Relatório de análise digital forense
· Técnicas de OSINT
· Recolha de informação em fontes abertas
· Dark web, dark net e deep web
· Rede TOR
· Criptomoedas e bitcoin
Público-Alvo
· Estudantes de Informática
· Estudantes de Direito e áreas relacionadas
· Público em geral
Autores
Mário Antunes
Doutorado em Ciência de Computadores e Mestre em Informática, ramo de Sistemas e Redes, pela Universidade do Porto. Licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico do Porto - Instituto Superior de Engenharia do Porto (IPP - ISEP). Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Informática, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), onde coordena o curso de mestrado em Cibersegurança e Informática Forense. Tem a responsabilidade da lecionação de unidades curriculares nas áreas temáticas de Redes de Computadores, Segurança na Internet, Administração de Sistemas e Serviços de Rede e
Infraestruturas de Cloud e de Data Centers. É, atualmente, membro efetivo e investigador no Center for Research in Advanced Computing Systems (CRACS), uma unidade de investigação do laboratório associado INESC TEC.
Baltazar Rodrigues
Inspetor na Polícia Judiciária (PJ), 28 anos de carreira, nomeadamente na área do Combate à Criminalidade Informática, onde esteve colocado 17 anos, vindo a chefiar em 2005 a equipa de Informática Forense daquela área e, mais tarde, em 2014, o grupo de Perícias Informáticas da PJ. Licenciado em Engenharia Informática pela Universidade Autónoma de Lisboa (UAL), pós-graduado em Direito e Cibersegurança pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL) e, atualmente, mestrando em Guerra de Informação, pela Academia Militar (AM). Professor Adjunto Convidado no curso de mestrado em Cibersegurança e Informática Forense no IPLeiria. Detentor de várias certificações internacionais relevantes na área da Análise Digital Forense, das quais se destacam as seguintes: "Applied NTFS Forensics", "Trainer Development" e "Advanced Windows Forensics" pela University College of Dublin; "Certified Forensic Computer Examiner", pela IACIS; "Cyber-Trainer" pela Universidade de Zagreb; entre outras da INTERPOL, OLAF, FBI e EUROPOL.