Português
voltar

Intervenção em Ciberpsicologia

Ivone Patrão | Isabel Leal
Intervenção em Ciberpsicologia
Disponibilidade Disponível
-10%
Promoção – Desconto imediato
€ 29,95 € 26,96
- +
Edição: 2019
ISBN: 978-989-693-089-9
Editora: PACTOR
Preço Fixo:
Sim
Este livro está abrangido pela Lei do Preço Fixo. Para mais informações, consulte por favor as Perguntas Frequentes"
Páginas: 336
Formato: 16x21 cm
Idioma: Português

Descrição

A Ciberpsicologia, enquanto área emergente e inovadora da Psicologia, está focada no interesse e investigação da interação entre o indivíduo, a sociedade e a tecnologia. O facto de, recentemente, a American Psychological Association (APA) a ter classificado como uma especialidade (contando já com inúmeros psicólogos cibernéticos entre os seus membros) veio estimular e disseminar este domínio, lançando o desafio para uma maior atualização profissional, a par de melhores práticas de intervenção psicológica.
Este livro, pioneiro nesta área em Portugal, aborda três níveis de aplicabilidade prática da Psicologia na interação com a tecnologia: investigação científica, prevenção de comportamentos de risco e da doença e intervenção psicoterapêutica.
Trata-se de uma obra rica e abrangente, que foca as questões atuais da utilização da Internet, bem como a potenciação das TIC na área da Psicologia, através de protocolos de investigação, intervenções psicológicas online, uso da gamificação e jogos na prática terapêutica, eHealth, mHealth e intervenção em muitas áreas sensíveis, como a oncologia, a reabilitação, a depressão, as dependências online, a obesidade, o luto, entre outras.
Com contributos de vários especialistas com experiência na investigação e na prática clínica, esta obra inovadora destina-se principalmente a todos os profissionais e estudantes de Psicologia, mas também a uma vasta audiência das áreas da Saúde, Educação, Informática e Comunicação interessada em aprofundar o ciberfenómeno.

Conteúdos abordados:

· eHealth e mHealth;
· Gestão do comportamento alimentar;
· Sexualidade humana;
· Gestão da parentalidade positiva;
· Jogo online como recurso psicoterapêutico nas dependências;
· Reabilitação neuropsicológica com recurso às TIC;
· Os novos desafios para a intervenção: realidade virtual e inteligência artificial.


Prefácio de Francisco Miranda Rodrigues
Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses

Posfácio de Luís Paulo Reis
Professor Associado do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e Diretor do Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores da UP

Público-Alvo

· Profissionais e estudantes de Psicologia;
· Profissionais de Saúde e Educação;
· Profissionais de Informática e Comunicação;
· Todos os interessados.

Pré-visualização

<div data-configid="4804698/69399298" style="width:400px; height:258px;" class="issuuembed"></div>
<script type="text/javascript" src="//e.issuu.com/embed.js" async="true"></script>

Autores

Coordenadoras

Ivone Patrão
Psicóloga Clínica e da Saúde, com Mestrado e Doutoramento em Psicologia da Saúde (ISPA – Instituto Universitário). Terapeuta Familiar e de Casal (SPTF). Desenvolve intervenção clínica no Serviço Nacional de Saúde, com crianças, jovens e famílias, nos últimos anos, especificamente, na área das dependências da tecnologia. Docente e Investigadora (ISPA – Instituto Universitário e Applied Psychology Research Center Capabilities and Inclusion - APPsyCI), com publicação de vários artigos científicos e livros. Coordenadora do projeto #GeraçãoCordão – comportamentos e dependências online. Autora do jogo Missão 2050 – promoção do uso saudável das tecnologias.

Isabel Leal
Psicóloga Clínica e da Saúde e Psicoterapeuta. Doutorada em Psicologia pela Universidade Católica de Louvain (1983). Docente no ISPA – Instituto Universitário, onde é Professora Catedrática, Presidente do Conselho Científico, Diretora do Mestrado em Psicologia da Saúde e Investigadora do William James Center for Research, coordenando o grupo de Psicologia translacional. Desenvolveu atividade profissional no âmbito do Ministério da Saúde, de 1979 a 1987, nos Hospitais Civis de Lisboa, e, posteriormente, até 2007, na Maternidade Dr. Alfredo da Costa, onde fundou e coordenou o Departamento de Psicologia Clínica. Foi Conselheira da Comissão Nacional de Luta contra a Sida, Consultora do “Projecto de Promoção da Saúde Mental na Gravidez e na Primeira Infância” da Direção-Geral da Saúde, Presidente da Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde e Presidente do júri do Prémio Madalena Barbosa, da Câmara Municipal de Lisboa, que promove a igualdade de género. Tem 45 livros publicados como autora e editora, 7 deles de divulgação, e 227 artigos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais.

Livros do mesmo autor

Os descontos, promoções e campanhas apresentados são válidos para o dia 18-07-2019, salvo indicação em contrário.

Para conhecer a modalidade de redução de preço praticada, clique no ícone de desconto.
FCA – Editora de Informática, Lda. – Av. Praia da Vitória, 14 A – 1000-247 Lisboa - Portugal

Versão DesktopFCA, 2019