Descrição
Vivemos rodeados de informação, mas compreender o que ela realmente significa é um desafio crescente, à medida que o seu volume aumenta. É aqui que a visualização de informação se torna essencial, transformando dados em representações visuais claras, acessíveis e impactantes, que permitem compreender fenómenos e ajudam a tomar decisões informadas.
Este livro, com uma abordagem prática e fundamentada para criar visualizações eficazes, parte dos princípios da perceção visual humana e avança até às técnicas mais sofisticadas, mostrando como transformar dados tabulares, temporais, relacionais, geográficos ou textuais em representações visuais significativas.
Ao longo da obra, são também discutidos os riscos de distorção e más práticas, e estratégias para validar a qualidade e utilidade das representações criadas.
Mais do que ensinar técnicas, esta obra procura fornecer literacia visual, preparando o leitor não só para criar visualizações corretas, apelativas e esclarecedoras, mas também para interpretar criticamente aquelas que nos rodeiam todos os dias.
Temas:
· Análise e limpeza de dados estruturados;
· Codificação visual de informação;
· Teoria e uso da cor;
· Técnicas de visualização para dados de diversos tipos;
· Simplicidade e veracidade das visualizações;
· Avaliação de visualizações de informação.
Público-Alvo
· Estudantes;
· Profissionais de várias áreas que trabalham com dados;
· Utilizadores sem treino e formação na área;
· Todos os interessados.
Autores
Sandra Gama
Professora Auxiliar no Departamento de Engenharia Informática do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa (IST-ULisboa). Investigadora Sénior na área científica de gráficos e interação do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores - Investigação e Desenvolvimento (INESC-ID Lisboa) e responsável pelo HUMAN Lab. A sua investigação centra-se na visualização interativa de informação, na sua personalização e nas suas aplicações a diferentes domínios. Dedica-se também à gamificação digital e aos jogos sérios, em contextos com elevado impacto social, como a educação e a saúde. Membro da Association for Computing Machinery (ACM). Autora de mais de 70 artigos científicos, tem participado em comissões editoriais científicas de várias conferências e revistas da área de interação e visualização.
Daniel Gonçalves
Professor Catedrático no Departamento de Engenharia Informática do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa (IST-ULisboa). Investigador na área científica de gráficos e interação no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores - Investigação e Desenvolvimento (INESC-ID Lisboa). A sua investigação centra-se nas áreas da gamificação do ensino, visualização de informação, interação pessoa-máquina e gestão de informação pessoal. Membro sénior da Association for Computing Machinery (ACM), da Eurographics e do Grupo Português de Computação Gráfica e Interação.
Beatriz Sousa Santos
Professora Associada com Agregação no Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática da Universidade de Aveiro (UA). Investigadora no Instituto de Engenharia, Eletrónica e Informática de Aveiro (IEETA) e no Laboratório Associado de Sistemas Inteligentes (LASI). A sua investigação centra-se nas áreas de visualização de dados e informação, realidade virtual e aumentada e apoio à decisão. Membro do Grupo Português de Computação Gráfica e Interação, da Association for Computing Machinery (ACM) e do SIGGRAPH, membro sénior do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) e Fellow da Eurographics.
João Moreira
Assistente Convidado no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa (IST-ULisboa), Professor Convidado no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa (Iscte-IUL) e Professor Convidado no Instituto Politécnico de Beja (IPBeja), onde leciona disciplinas na área de interação humano-computador. Investigador no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores - Investigação e Desenvolvimento (INESC-ID Lisboa), integrado na área científica de gráficos e interação, com foco em interação e visualização de informação. Membro da Association for Computing Machinery (ACM), da Eurographics e do Grupo Português de Computação Gráfica e Interação. Participou como membro de comités de organização de várias conferências internacionais, incluindo a IEEE Conference on Virtual Reality and 3D User Interfaces e a ACM CHI Conference on Human Factors in Computing Systems.